Estudo em ciclos: como fazer?

As duas principais formas de organizar o estudo são elaborar um quadro horário de estudos ou um ciclo de estudos. São ambas ótimas formas de organizar os estudos, e a opção por uma ou outra depende da sua fase de vida, do tempo que você tem para estudar, da necessidade de maior estrutura, etc. 

Mas vale testar as duas para entender com qual você se adapta melhor. Neste post, vamos abordar como se faz um estudo em ciclos. 

Estudo em ciclos

1. Em primeiro lugar, você deve, assim como fez para elaborar o quadro horário de estudos, reservar na semana os horários que você terá para estudar. Para baixar o quadro horário e organizar sua semana, clique aqui.

2. Conte o número de horas que você tem para estudar por semana.

3. Atribua um número de horas para cada disciplina que você deve estudar, levando em conta o peso dela na prova e seu domínio atual e sua facilidade em fixar novos conteúdos dessa matéria. 

Para saber mais detalhes sobre como fazer isso, verifique o item 4.2 do post sobre como elaborar um quadro horário de estudos

Vamos transpôr o exemplo que demos lá naquele post para vermos como ficaria em um estudo em ciclos.

Vejamos, uma estudante quer prestar Odontologia na USP e têm mais facilidade em Matemática do que em Língua Portuguesa. Ela dividiu os estudos nos seguintes blocos:

Química = 2,5 blocos de tempo ou 2h30 de estudo

Física = 2,5 blocos de tempo ou 2h30 de estudo

Biologia = 2,5 blocos de tempo ou 2h30 de estudo

História + Filosofia = 1 bloco de tempo ou 1h de estudo

Geografia + Sociologia = 1 bloco de tempo ou 1h de estudo

Matemática = 4 blocos de tempo ou 4 horas de estudo

Linguagens = 6 blocos de tempo ou 6 horas de estudo

Língua Estrangeira = 1/2 bloco de tempo ou 30 min de estudo

Redação = 2 blocos de tempo ou 2 horas de estudo

4. Agora, estruture todas essa matérias em um ciclo. A dica aqui é intercalar matérias que você tem mais facilidade ou que são mais prazerosas, com matérias mais difíceis. 

Seu ciclo pode ficar assim:

 

5. Agora, é só você seguir o ciclo quando for estudar. Digamos que você tenha 3h para estudar na segunda-feira. Você começará pela primeira matéria do ciclo (Matemática), e estudará as 2 horas dela. Depois, estude mais 1 hora de Português. No dia seguinte, ao voltar ao ciclo, você ficou devendo 1 hora de Português, então estude essa 1 hora antes de passar a estudar Química por 2 horas. E assim por diante, até reiniciar o ciclo.

Duas observações importantes:

Obs1: É fundamental dividir uma carga horária grande em blocos de estudo menores ao longo do ciclo. No exemplo, dividimos a carga horária de Português e Matemática em blocos de 2 horas. Isso foi feito porque, comprovadamente, é melhor espaçar o estudo de uma matéria ao longo do tempo, do que sentar e estudar 6 horas seguidas de Português, por exemplo. Espaçar o estudo fará com que você revise o conteúdo com maior frequência e ajudará na fixação da memória. 

Obs2: É importante que você consiga terminar um ciclo em um período de mais ou menos 1 semana. Isso porque você não deve demorar muito tempo para rever uma determinada disciplina, o que prejudicaria a fixação dessa matéria. Por isso, é importante verificar o número de horas que você tem para estudar por semana e elaborar o seu ciclo pensando em abarcar mais ou menos essa quantidade de horas.

Posted in Organização do estudo and tagged .

Formada em Direito pela USP, cursando Psicologia e pós em Neurociência da Aprendizagem, aprovada em concursos e vestibulares diversos, apaixonada por educação, métodos de produtividade e meditação, criou o blog Projeto Estudos para compartilhar seus aprendizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *