Quadro horário de estudos: como elaborar

As duas principais formas de organizar o estudo são elaborar um quadro horário de estudos ou um ciclo de estudosSão ambas ótimas formas de organizar os estudos, e a opção por uma ou outra depende da sua fase de vida, do tempo que você tem para estudar, da necessidade de maior estrutura, etc. 

Mas vale testar as duas para entender com qual você se adapta melhor. Neste post, vamos abordar como se elabora um quadro horário de estudos. 

Quadro horário de estudos

O quadro horário de estudos é basicamente um calendário em que você distribuirá suas horas de estudo. Vamos ver como elaborá-lo:

1. Anote em um calendário todas as suas atividades que são obrigatórias e que possuem um horário determinado para serem feitas.

Um exemplo poderia ser este aqui:

2. Em seguida, distribua todas as outras atividades que não tem horário determinado nos blocos horários livres (em roxo). 

Não se esqueça de reservar um tempo para realizar atividades físicas e para o lazer. Ambos são essenciais para garantir que o estudo irá render e para que você consiga manter esse cronograma por um longo período de tempo.

Um exemplo de quadro horário completo é este aqui:

3. Agora que você já reservou os horários em que irá estudar, falta distribuir as disciplinas em cada um desses horários. Neste exemplo, temos 27h para estudar por semana.

4. Conte quantas disciplinas você deve estudar. Atribua um peso a cada disciplina, de acordo com a importância dela para a prova que você irá prestar e de acordo com seu domínio atual sobre o assunto.

Exemplo: se você vai prestar o ENEM, você irá realizar 4 provas.

1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões) e Redação:

Compreende os conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;

2. Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões):

Compreende os conteúdos de História, Geografia, Sociologia e Filosofia;

3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões):

Compreende os conteúdos de Química, Física e Biologia; 

4. Matemática e suas Tecnologias (45 questões):

Compreende os conteúdos de Matemática.

4.1 Primeiro avalie o peso de cada disciplina na prova.

No exemplo do ENEM, o conteúdo de Língua Portuguesa e Literatura e o de Matemática tem um peso maior já que respondem por 90 questões, em média. Língua Estrangeira tem um peso menor, já que geralmente corresponde a 5 questões. E as outras matérias têm um peso similar.

Mas não basta analisar somente a estrutura da prova. Se você está prestando o ENEM para concorrer a uma vaga pelo SISU, saiba que o seu curso pode atribuir pesos diferentes a cada uma das provas do ENEM. Por exemplo, o curso de Odontologia da USP atribui peso 3 para a prova de Ciências da Natureza, peso 1 para a prova de Ciências Humanas e peso 2 para as demais provas. E o curso de Arquitetura da USP atribui peso 3 à Redação, peso 2 à prova de Ciências da Natureza e peso 1 às demais provas. Já o curso de Ciências Biomédicas da USP atribui o mesmo peso para todas as provas. (Fonte: SISU Simulator). Por isso eu recomendo que você verifique qual o peso atribuído a cada prova pelo curso da Universidade que você quer prestar. 

4.2 Verificar o seu domínio atual e a facilidade em fixar novos conteúdos de cada disciplina.

Por exemplo, uma estudante que irá prestar Odontologia na USP. Mesmo com o conteúdo de Ciências da Natureza tendo peso 3, vale mais a pena que ela se dedique mais a estudar Matemática e Língua Portuguesa, porque cada uma dessas disciplinas corresponde a aproximadamente 45 questões, enquanto que Física, individualmente, responde por apenas 15 questões. Mas entre Matemática e Linguagens, como o peso é o mesmo e a quantidade de questões também, se ela tiver mais facilidade em matemática, ou maior domínio no assunto, então é melhor que ela estude mais o conteúdo da prova de Linguagens.  

Então ela pode distribuir seu tempo dessa maneira: 

Química = 2,5 blocos de tempo

Física = 2,5 blocos de tempo

Biologia = 2,5 blocos de tempo

História + Filosofia = 1 bloco de tempo

Geografia + Sociologia = 1 bloco de tempo

Matemática = 4 blocos de tempo

Linguagens = 6 blocos de tempo

Língua Estrangeira = 1/2 bloco de tempo

Redação = 2 blocos de tempo

Obs: veja que somando as disciplinas da prova de Ciências da Natureza, ela irá dedicar 7,5 blocos de tempo a elas. Isso está bem adequado, já que essa prova tem peso 3 para o curso que ela quer prestar. Em segundo lugar, ela dedicará mais blocos de tempo à Língua Portuguesa, e em terceiro lugar à Matemática. Essa distribuição foi feita assim porque, neste exemplo, a estudante tem mais facilidade com Matemática do que com Língua Portuguesa.

4.3 Some os blocos de tempo e divida pelo número de horas que você tem para estudar. Calcule quantas horas deve estudar cada disciplina. 

Somando todos os blocos de tempo do nosso exemplo = 22 blocos. Dividindo o número de blocos pelo número de horas para estudar (27h), temos aproximadamente 1h15min para cada bloco. 

Multiplicando esse número de horas pelos blocos de cada disciplina temos:

Química, Física e Biologia = 3h de estudo para cada

História + Filosofia e Geografia + Sociologia = 1h15 de estudo para cada

Matemática = 5h de estudo

Linguagens = 7h30 de estudo

Língua Estrangeira = 30min

Redação = 2h30 de estudo

 

5. Agora é só distribuir esse número de horas de cada disciplina nas horas reservadas para estudo no seu quadro horário:

Pronto! Agora que o quadro horário está completo, é só segui-lo no dia-a-dia. 

Importante manter em mente duas coisas: se o estudo de uma determinada disciplina em determinado horário não está rendendo ou se você não está avançando tanto no conteúdo do edital quanto deveria, você pode e deve fazer alterações no seu quadro horário. 

Se o estudo não está rendendo, você pode mudar a disciplina para um horário em que esteja mais descansado. Se o estudo está muito atrasado em relação ao edital, veja se não é possível remanejar a carga horária com outra disciplina.

Baixe o modelo de quadro horário para preencher:

Download – Quadro horário geral – versão pdf

Download – Quadro horário geral – versão excel

 

Posted in Organização do estudo and tagged .

Formada em Direito pela USP, cursando Psicologia e pós em Neurociência da Aprendizagem, aprovada em concursos e vestibulares diversos, apaixonada por educação, métodos de produtividade e meditação, criou o blog Projeto Estudos para compartilhar seus aprendizados.

One Comment

  1. Pingback: Como começar a estudar para concursos – Projeto Estudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *