O ENEM está chegando, e agora?

Nessa reta final de preparação para o ENEM é hora de focar em exercícios, simulados e revisões do conteúdo já estudado. 

Este último mês até a data do ENEM não é o momento de aprender conteúdo novo, mas de reforçar o que já foi visto durante o ano e treinar muito a prova.

E como fazer isso? Resolvendo muitos exercícios, provas anteriores, nas mesmas condições de prova que você vai encontrar. Treinar principalmente a prova do primeiro dia, fazendo a redação e controlando o tempo de resolução de prova. O principal gargalo dos candidatos em uma prova como o ENEM, muitas vezes nem é o conteúdo cobrado, mas sim a preparação emocional e a administração do tempo de prova. 

Por isso, não negligencie essas duas preparações: emocional e de administração do tempo. Elas são tão importantes quanto o domínio do conteúdo.

A administração do tempo é uma habilidade que desenvolvemos quando prestamos provas. Como não dá (ainda) para prestar vários vestibulares ao longo do ano, podemos treinar essa habilidade resolvendo simulados, na medida do possível, nas condições mais próximas das que você encontrará na prova. Ou seja, reserve 5h30 para fazer a prova do primeiro dia e a redação, e, se puder, inicie o simulado às 13h30, em um local reservado; separe umas comidinhas e água, como as que você levará na prova. 

Não use relógio durante o simulado. Programe o celular para tocar de meia em meia hora (mas desligue as notificações!), porque durante a prova os fiscais sinalizarão o transcurso de tempo de meia em meia hora e você não poderá consultar o horário quando quiser (embora possa, eventualmente, perguntar ao fiscal que horas são). Quanto mais provas você resolver desta forma, mais intuitivo será para você saber se está administrando bem o tempo, se deve acelerar um pouco, se pode gastar um pouco mais de tempo em uma questão ou se já é a hora de passar para a próxima.

Última dica sobre realização de provas: se você nunca respondeu uma prova de múltipla escolha passando as questões para o cartão-resposta, então treine isso também em casa! Passar as questões para o cartão leva em média de 20 a 30 minutos, então você deve separar um tempo para fazer isso. Além disso, cada pessoa tem uma técnica diferente para passar as questões, algumas preferem fazer tudo de uma vez, ao final da prova, outras preferem ir respondendo e passando, então cabe a você decidir o que funciona melhor para você. 

O importante é reservar um tempo para isso e treinar! Acredite ou não, mas existem pessoas que perdem pontos na prova porque passam a alternativa errada para o cartão! Então imprima o cartão em casa (existem vários modelos disponíveis por aí, é só baixar e imprimir o seu) e treine isso também.

Sobre a preparação emocional, há diversas formas para cuidar das emoções intensificadas nesse momento. A ansiedade geralmente aumenta muito conforme a prova se aproxima, e é importante manejá-la de modo que ela não atrapalhe na hora do vestibular. A estratégia para isso varia de pessoa para pessoa, mas entre as opções estão: meditação, yoga, exercícios de relaxamento e visualização, entre outros. Invista nesse controle da ansiedade e você verá um retorno enorme na qualidade da sua prova quando você consegue se manter calmo e focado. 

Mesmo com a prova se aproximando, é importante manter a prática de exercícios físicos, muito benéficos para a aprendizagem, além de alguma atividade de lazer, que proporciona momentos de relaxamento e redução da tensão e ajuda no controle emocional. 

Resumindo: aproveite esse mês anterior à prova para fazer muitos exercícios, simulados, revisão do conteúdo, exercite a administração do tempo de prova, invista no preparo emocional e mantenha um tempo para as atividades físicas e o lazer. 

Boa preparação a todos!

Posted in ENEM, Vestibulares and tagged , , , .

Formada em Direito pela USP, cursando Psicologia e pós em Neurociência da Aprendizagem, aprovada em concursos e vestibulares diversos, apaixonada por educação, métodos de produtividade e meditação, criou o blog Projeto Estudos para compartilhar seus aprendizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *