Quanto devo estudar para passar em um concurso público?

Essa é a pergunta que todos os concurseiros se fazem. Existe um número de horas que se deve estudar para ser aprovado? E a resposta é que não existe fórmula mágica. O número de horas que cada um tem que estudar para passar em determinado concurso depende da história individual, do repertório, do aproveitamento do estudo, das características do concurso. 

Entre os aprovados em concursos públicos, há tanto pessoas que se dedicavam a estudar em tempo integral quanto pessoas que tiveram de conciliar trabalho e estudo. Há tanto pessoas que estudaram durante anos para passar em determinado concurso, quanto pessoas que se dedicaram meses. O tempo para a aprovação dependerá de diversas variáveis, tanto pessoais quanto ambientais. Portanto, não vale a pena se angustiar a respeito de quanto tempo será preciso estudar para ser aprovado ou se o tempo que você tem se dedicado será suficiente ou não. Cada um tem o seu próprio tempo.

Mas isso não significa que não haja algumas regras gerais em que é preciso prestar atenção. As três principais são: estudar com regularidade, estudar um tempo razoável e estudar com produtividade. Ninguém passa em concurso público se não respeitar as duas primeiras regras; se não respeitar a última, dependendo de como se estuda, até é possível passar, só que vai demandar maior tempo e esforço. E o enfoque aqui é aproveitar ao máximo o tempo precioso de estudo que nós temos, certo?

Vamos ver cada uma dessas regras em detalhes:

Estude com regularidade

Estudar com regularidade não significa estudar todos os dias, mas sim manter um intervalo razoável entre os períodos de estudo. Toda semana você precisa estar em contato com o material de estudo, mais de uma vez por semana. O ideal é que você elabore um quadro horário com todos os seus compromissos obrigatórios e em todos os outros horários se dedique ao estudo, lembrando de reservar um tempo para atividade física, lazer e outras atividades que são importantes para você (passar tempo com seu cônjuge, filho, etc). 

Se você não consegue estudar todos os dias, fique tranquilo, é possível passar em um concurso mesmo assim. Aliás, é até recomendável que, se você estuda a semana inteira, reserve um dia ou meio dia para descansar, fazer alguma atividade que você goste, se exercitar. Descansar a cabeça é importantíssimo para que o estudo seja produtivo, então reserve um tempo para fazer isso sem culpa. 

Mas estude com regularidade. Não adianta se dedicar apenas um dia da semana para estudar, porque o estudo não irá render. Para ser aprovado é preciso ter domínio de uma quantidade enorme de conhecimento e isso só acontece estudando com constância.

Estude por um tempo razoável

Aí você me pergunta, o que é um tempo razoável? Isso varia dependendo da pessoa, da bagagem que ela possui, do concurso que vai prestar e da quantidade de matérias que ela tem que estudar. Mas não dá para estudar com regularidade, todo dia, apenas 15 minutos por dia, por exemplo. Por mais produtiva que uma pessoa seja, 15 minutos não é tempo suficiente para fazer uma revisão adequada, focar na aprendizagem de um conteúdo novo, fazer exercícios. Simplesmente não dá. 

Agora, a quantidade ideal de tempo depende de todos esses fatores que eu listei. Aqui, vale a mesma recomendação de fazer o quadro horário e estudar em todos os horários que estejam disponíveis. Se ainda assim, você dispõe de pouquíssimo tempo para estudar, e mesmo aos finais de semana não sobra tempo para fazer um estudo mais intensivo, então vale a pena pensar nas suas prioridades. 

Estudar para concurso exige tempo e dedicação. Será necessário abrir mão de algumas atividades para conseguir abrigar tempo para o estudo. Se você não está conseguindo achar tempo suficiente, é importante refletir por quê. Será que existe alguma atividade que você pode adiar por um tempo, para ter mais tempo para estudar? 

É possível conquistar muitos objetivos na vida, mas não tudo ao mesmo tempo. Muitas vezes é preciso suspender temporariamente alguns projetos para focar na sua prioridade no momento. Depois de ser aprovado no concurso que você deseja, você pode retomar esses projetos com mais tranquilidade. 

Estude com produtividade

Além de estudar com regularidade e por tempo razoável, é preciso que o estudo seja produtivo. Não adianta estudar 12h por dia se o estudo não render, se ao final do dia você não se recorda nada do que estudou. Por isso que o estudo deve ser ativo, ou seja, você deve se engajar com o material, questionar, refletir sobre ele, elaborar resumos, mapas mentais, fluxogramas, fazer exercícios, etc. Essas são algumas das técnicas de estudo que vão torná-lo muito mais produtivo e que eu abordarei em detalhes nos próximos posts. 

Posted in Concursos públicos, Organização do estudo and tagged , , .

Formada em Direito pela USP, cursando Psicologia e pós em Neurociência da Aprendizagem, aprovada em concursos e vestibulares diversos, apaixonada por educação, métodos de produtividade e meditação, criou o blog Projeto Estudos para compartilhar seus aprendizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *